Para um setor cujo crescimento é notado mês após mês, nada mais natural do que investir nos aeroportos e demais serviços que o mercado de viagens e turismo oferece aos consumidores, sejam eles brasileiros ou não. No que diz respeito ao interior do estado de São Paulo, região que responde por 42% da força emissiva turística do país, a realidade não é muito diferente. Quantias significativas de dinheiro vêm sendo destinadas aos aeroportos ali localizados para que quesitos como qualidade de atendimento e infraestrutura sejam aprimorados.
O aeroporto Dr. Adhemar de Barros, localizado em Presidente Prudente, não apenas integra esta lista como também vem conquistando a preferência dos passageiros: no ano passado, passaram por ali quase 260 mil pessoas. O aumento na popularidade colocou o terminal em foco, porém, até 2014, o empreendimento contará com uma ajuda de singelos R$ 9 milhões.
Apesar da soma não ser alta considerando o valor concedido a outros aeroportos, o investimento deverá ser suficiente para a construção de um novo saguão, reforma da pista e implantação de esteiras de bagagens, por exemplo. Além disso, a expectativa é de que, até o mês de julho, ele abrigue um caminhão de combate a incêndios, aquisição estimada em R$ 1,56 milhão e que permitirá ganho de dois níveis na classificação estipulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A chegada do veículo trará, como consequência, a possibilidade de o aeródromo oferecer um número mais abrangente de rotas, assim como dará a ele a permissão para receber aviões de maior porte, ou seja, com mais de 150 assentos.
Administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), o aeroporto de Presidente Prudente recebeu, entre janeiro e maio deste ano, mais de 115 mil passageiros, número que corresponde a um crescimento 29,5% superior ao de 2011. Entre pousos e decolagens, os viajantes que passaram pelo Dr. Adhemar de Barros representam 10% das 1.168.784 pessoas que circularam, durante estes cinco meses, nos outros 30 aeródromos mantidos pelo Daesp.
Hoje, o terminal é o terceiro mais importante do interior paulista, e o atual cenário – positivo para a região – dispensa uma análise setorial aprofundada: a tendência é continuar crescendo. Se a cidade já vem conquistando a atenção dos passageiros, o aeroporto lá localizado consiste em verdadeira porta de entrada. Por meio da comparação entre o primeiro quadrimestre de 2011 e 2012, é possível verificar aumento de 26.441 no número de turistas no local; esta realidade só reafirma o poder contido longe da capital de São Paulo, responsável por gerar 23% do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional do Turismo.