MOVIMENTO

MOVIMENTO

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Após paralisação, PM espera inaugurar hangar em março de 2014

Com investimento de mais de R$ 4,2 milhões, obras de 3.019 metros quadrados de construção foram retomadas no aeroporto de PP

 

“O projeto de construção é o mesmo, apenas foi efetuada a contratação de uma nova construtora”, explica o capitão.
Atualmente, a Base de Radiopatrulha Aérea está sob regime de comodato nas instalações do hangar da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), no aeroporto. Mas, segundo o capitão, isso não impacta a atividade operacional desenvolvida pelo helicóptero na região.
De acordo com balanço elaborado pela PM, o Águia já acumula 1.030 horas de voo em 1.579 missões realizadas desde quando começou a operar na região. As operações com apoio do helicóptero ajudaram a deter 326 pessoas, a apreender 50 armas e a localizar 115 veículos.
Além da atuação na área da segurança pública, a Base de Radiopatrulha Aérea realiza um trabalho social junto às escolas da região que já levou mais de 3,5 mil crianças a visitas monitoradas ao aeroporto. A unidade também realizou, em 2012, o plantio de mais de 100 mudas de árvores às margens do Córrego do Cedro, em Prudente, como uma forma simbólica de atenuar a emissão de gás carbônico da operação do helicóptero na região e ainda incentiva todo o efetivo a doar sangue anualmente.

 
 
 
 
 
Fonte:Ifronteira

 

Estacionamento do aeroporto de PP será tarifado

      O estacionamento do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente passará a ser tarifado ainda este ano. O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) abriu licitação para contratar uma empresa destinada a explorar o espaço e fazer a cobrança dos usuários. A abertura dos envelopes está marcada para 22 de julho e, se não houver impedimentos, a nova prestadora de serviços deve ser anunciada até setembro.

Estacionamento do aeroporto foi recentemente ampliado e tem espaço para 420 veículos
         O  estacionamento do maior aeroporto da região foi recentemente ampliado pelo Estado. A obra foi concluída em junho de 2013 e elevou o número de vagas disponíveis de 300 para 420. De acordo com o edital de licitação, a estrutura é divida em dois lotes e mede 5.164 metros quadrados (m²). Além de zelar pelo acesso e estacionamento dos veículos, a concessionária ficará responsável por serviços de energia, telefonia, água e esgoto do terreno concedido. A escolhida poderá explorar o local por dois anos.
       Para o diretor regional da Associação das Agências de Viagens Independentes de São Paulo (Aviesp), Marcos Antônio Carvalho Lucas, a concessão de espaços à iniciativa privada já tem ocorrido em aeroportos de porte semelhante ao de Prudente. Embora o serviço traga mais segurança e conforto aos usuários, é necessário haver bom senso na hora de definir a taxa. “Não se pode colocar um preço que prejudique a população”, avalia. 
       Mesmo com uma cobrança acessível, Lucas acredita que é direito do usuário dispor de alguma outra área não tarifada para estacionar seu veículo. “Deve-se pensar em algum terreno externo para receber aqueles que não estão dispostos a pagar”, comenta. A Assessoria de Imprensa do Daesp lembra que o preço da tarifa será definido pela própria concessionária, assim, não haverá interferência do Estado.
     A abertura dos envelopes está marcada para 22 de julho, às 10h, na capital paulista. Dali em diante, como esclarece a Assessoria de Imprensa do Daesp, haverá a análise dos valores propostos e a qualificação das empresas, para que sejam publicados os três nomes pré-selecionados. Caso não haja recurso por parte das derrotadas, a empresa escolhida é anunciada em um prazo médio de 30 dias após a data da licitação.

Em obras
      A ampliação do estacionamento fez parte de um pacote de melhorias orçado em aproximadamente R$ 9 milhões e que incluiu a reforma do terminal de passageiros, que terá sua capacidade operacional ampliada  de 1.377 m² para 4.600 m² (o projeto foi concluído em 2012 e está em análise nos órgãos da Aeronáutica), e  aquisição de mais um caminhão de combate a incêndio, elevando o nível de segurança do complexo. Além delas, houve a revitalização do balizamento noturno, realização de projeto de sinalização vertical dos sistemas de pistas e pátios, reconstrução e ampliação de pátios de aeronaves e vias de acesso.
Conforme a assessoria do Daesp, está em fase final de conclusão a obra de ampliação do pátio de aeronaves, construção de via de acesso aos hangares e transferência da edificação operacional da Seção contra Incêndio (SCI).

Fonte: Imparcial