MOVIMENTO

MOVIMENTO

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Infraero anuncia para dezembro remoção de torre que atrapalha pouso de aviões

Após reivindicação que se estendeu por mais de dois anos, está prevista para o mês de dezembro a remoção da torre da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), posicionada a 2,5 quilômetros da cabeceira do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (16/11) pelo chefe da Infraero no município, Sidnei Gonçalo de Amorim. Acompanhado do presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) Ricardo Anderson Ribeiro, e do membro do Conselho Comunitário de Segurança Centro (Conseg-Centro), Edson Hirai, ele participou de reunião com o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal. O vereador Cidinho Lourenção (PSB), além do secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laércio Batista de Alcântara, também acompanharam.
A antena da CTEEP, segundo o chefe da Infraero, tem 115 metros de altura e se tornou alvo de reclamação porque desde que o fluxo aéreo e de passageiros no local aumentou, passou a impedir que aeronaves de grande porte, como das companhias áreas Gol, Trip e Azul, operem por instrumentos (aparelhos) em períodos sem visibilidade. Só para se ter uma ideia, considerando embarques e desembarques, passam pelo aeroporto prudentino mensalmente entre 24 mil e 26 mil passageiros.
“Com a remoção da antena, as aeronaves maiores poderão aterrisar em períodos sem visibilidade, sobrevoando para pouso num teto de 600 pés, o correspondente a 180 metros de altura. Atualmente, com a torre no local, essa manobra não é possível devido o risco dos aviões de grande porte colidirem com a torre. É por isso que quando o tempo está em condições desfavoráveis as grandes companhias precisam arremeter e transferir o pouso para outros aeroportos, sendo os mais frequentes os de Londrina e Maringá, no Paraná”, explica, lembrando que antes a antena não era problema porque apenas aeromodelos de pequeno porte operavam na pista do aeroporto.
A reunião de hoje, explica ele, teve como objetivo colocar o chefe do Executivo a par da questão, de modo que intervenha também no sentido de agilizar o processo. Tupã, por sua vez, se prontificou em ajudar para que o problema seja solucionado o quanto antes. “Um outro assunto tratado diz respeito à ampliação do terminal de passageiros. Sobre isso, queremos que o município intervenha no sentido do Estado agilizar a liberação de recursos para tal”, emendou Amorim, que junto de representantes da ACE e do Conseg-Centro, foi orientado pelo prefeito a pedirem apoio e empenho quanto a questão, aos deputados que representam a região na Assembléia Legislativa, bem como de representantes da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) e da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal).
Sobre o posicionamento da CTEEP em relação à remoção da antena, a diretoria de operações da empresa oficiou a Infraero de Prudente no fim de setembro. No documento disponibilizado hoje pelo Conseg-Centro, a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista diz que em atenção ao processo administrativo 37.769/2009, de 8 de julho de 2010, está se esforçando para que possa atender a solicitação do Conseg ainda neste ano, e que “já concluiu os estudos para a determinação dos novos locais para instalação das repelidoras que permitirão a redução da altura da torre”. “Serão duas novas torres na região. Uma delas será instalada em Martinópolis e a outra na Fazenda Cocal, em Anhumas”, termina o chefe da Infraero.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura de Presidente Prudente-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário